sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Lacrimosa: Do Silêncio... À Paixão por Felipe Rodrigues e Yasmin Amarante

SILÊNCIO PARTE I

 

Como todos sabemos o último lançamento substancial com inéditas do Lacrimosa foi o belíssimo Testimonium. Algumas notas nos chegariam ao ouvido em 2019 com o lançamento da coletânea Zeitreise, pois ali fomos apresentados às inéditas “Drei Sekunden” e “Im Schatten Der Sonne”. Belo lançamento. Belas músicas. Infelizmente houve silêncio outra vez, mas que foi drasticamente prolongado com a chegada da pandemia que certamente mudou nossas vidas. Tantos de nossos heróis se foram...

O silêncio voltou a ser quebrado ainda este ano, em 11 de Julho, quando, durante a apresentação em Bolków, Polônia, no Castle Party Festival, Tilo, nos agraciando com a novidade de um novo álbum ainda para 2021, anuncia a faixa “Die Antwort Ist Schweigen”. Ao menos eu fui relembrado da clássica, embora ouvida por poucos, “Darkness”.

Meses se passaram até que nas redes sociais começou haver alguma movimentação. Em 22 de outubro foi postado:

“Das cinzas - do fogo - das brasas!
O novo álbum do Lacrimosa chegará em algumas semanas!”

Quem de nós não deu vida a teorias? Eu mesmo me vi pensando na mítica Fênix. Foi, então, que em 05 de Novembro, um misterioso teaser fosse postado, mas não tão misterioso assim, pois trazia consigo uma revelação: em 24 de Dezembro de 2021 seria lançado o tão aguardado novo álbum!

E isso foi tudo. Ao menos tudo o que foi dado de forma óbvia aos interessados. Entretanto, é claro que o teaser gerou perguntas e sei que alguns de nós estiveram pesquisando a respeito a fim de saber mais sobre o sucessor de Testimonium.

Logo no início do mencionado teaser somos apresentados a esculturas, a primeira a ser notada é uma águia. 
 

 Não houve muito que pensar a principio. O que sabemos sobre águias? São famosas por sua beleza, inteligência e olhos potentes.
Em seguida teremos esta sequência:
 



 As segunda e quarta imagens apresentadas mostram, claramente, Adão e Eva, mas em momentos diferentes. Na segunda imagem ambos parecem estar sob a sombra da “Árvore Do Conhecimento Do Bem E Do Mal”. Penso isso, pois, a quarta imagem, nos mostrará o casal, ao que parece, recolhendo as famosas folhas com as quais haveriam de se cobrir – pois, segundo o relato de Gênesis 3, eles teriam desobedecido a Deus e comido do fruto da Árvore. A terceira imagem mostra uma forma angelical. Acredito ser um Querubim ou um Serafim (pois eram as castas angélicas que se colocavam próximas ao “trono” de Deus), provavelmente o primeiro. A Bíblia menciona Serafins (
capítulo 6 do livro de Isaías) apenas uma vez e seus rostos estão encobertos, mas isso não acontece quando se trata de Querubins, sendo um deste último que expulsa homem e mulher do Éden na narrativa Bíblica. Falar em “trono” nos leva ao último e mais chamativo dos frames, no qual veremos mais claramente a figura de um homem assentado em um trono.
 

 Confesso ter pesquisado de várias formas, mas não tive sucesso em saber qual era a obra ou de quem era. Gabriel Liebenden (para quem não sabe foi ele que, no Instagram, respondeu a pergunta do Tilo quanto ao que havia de incomum entre os álbuns Einsamkeit, Stille, Echos e Revolution) tem um canal no YouTube chamado Alcance Tendencia Mx onde o Lacrimosa é o assunto mais abordado e ele postou no seu Instagram que na data de 10/11 às 22:00 seria a estreia de um vídeo que buscaria comentar o teaser e revelar uma descoberta. A descoberta foi referente à imagem anterior. Haviam encontrado a escultura onde o homem se assenta sobre o trono. Inesperadamente era uma representação de Beethoven, feita pelo alemão Max Klinger.
 

 Deixo uma outra imagem contendo uma representação com diferentes ângulos do “trono de Beethoven”.



O que vocês pensam a respeito? O que acharam do teaser? Viram algo que não vimos? Tem algo a acrescentar ao que eu escrevi? Vá para os comentários e nos deixe sabendo.

O silêncio foi realmente quebrado, meus queridos. E isto não é tudo, pois Ao Fim Do Silêncio... há a Paixão!

PAIXÃO PARTE II

Após muito tempo às sombras do silêncio, do mistério e das dúvidas do que viria à seguir, somos surpreendidos no dia 11/11, com a revelação do título do mais novo trabalho de uma das bandas mais influentes dos últimos tempos. Nosso amado Lacrimosa!
As expectativas sobre a nova capa, título, temática e letras a serem abordados cercam as mentes dos fãs mais fervorosos e acalorados, que aguardam ansiosamente por mais uma grande peça do nosso ilustre maestro Tilo Wolff.

Após quase 2 anos de interrupção dos trabalhos artísticos devido ao cenário global de pandemia, notamos que nosso músico, assim como nós, estava ansioso para voltar aos trilhos e embarcar em sua próxima jornada musical, sempre nos deleitando com suas mensagens de amor e esperança em suas redes sociais e com o propósito de manter a chama do Lacrimosa viva.

Diante de toda essa atmosfera o silêncio começa a ser rompido e novidades a cerca do novo álbum começam a surgir!

E, sem mais delongas, nos deparamos com a revelação de um novo teaser nas plataformas oficiais do Lacrimosa a respeito do novo título: Leidenschaft, traduzido para nosso idioma, Paixão!
Nos perguntamos, então, que Paixão aqui é referida? Quais as facetas a serem abordadas nas futuras letras e quais emoções conseguiremos compartilhar com nosso maestro?

E, para concluir e aumentar ainda mais a curiosidade sobre a nova obra, ao analisarmos atentamente o vídeo que revela o título do novo álbum, notamos uma discreta imagem do que talvez possa ser a arte da nova capa. Sabendo agora com as postagens recentes que o novo álbum será a segunda parte de uma nova trilogia iniciada com o Testimonium, fica mais fácil notar as duas figuras que pairam em segundo plano. Parece se tratar de um homem de joelhos envolto em um manto negro, sendo amparado por outra figura em pé em sua frente com uma aura iluminada e trajes claros, lhe oferecendo resposta ao que parece ser uma súplica ou um amparo.
Tais figuras se assemelham muito às mesmas retratadas no álbum anterior, Testimonium, o que pode ser uma continuação dos eventos antes retratados. (Imagem do Testimonium)






Aguardemos mais revelações e amostras do que promete ser um dos álbuns mais aclamados dos últimos tempos de umas das bandas mais influentes e originais da atualidade musical!

9 comentários:

  1. Pelo visto esse próximo disco vai elevar ainda mais o nível conceitual das composições. Coisa que a banda já fazia desde o início, mas que só maximiza a cada nova saga.
    Não sei se isso ajuda em algo, mas no segundo teaser reconheci duas estátuas, que são de Héracles lutando contra a Hidra de Lerna, que é uma espécie de serpente gigante, e que seu sangue carrega veneno do qual em um ataque de ciúmes de Dejanira culminou na morte dolorosa de Héracles quando ela banhou as roupas do herói com este sangue utilizando o falso pretexto de ser uma "poção do amor".
    Já a outra estátua é do Lacoonte, que segundo a lenda mitológica foi castigado após irritar Apolo, deus do Sol e da Luz que mandou outras serpentes gigantes para matar seus dois filhos, e que na tentativa de salvá-los Lacoonte acabou morrendo junto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo é bem-vindo. Ainda não entendemos plenamente o que este álbum nos trará. Será que teria algo a ver com as paixões de cada uma destas figuras reconhecidas? Aqueles sentimentos que os levaram a ir em busca de algo... de lutar por esse algo? Paixão não é apenas aquilo que reside no amor romântico e alguns tem paixões que os tornam vilões ou, ao menos, capazes de atitudes que trarão graves consequências.

      Excluir
  2. Algo me diz que esse álbum terá muuuuiiiitooo PIANO 😍

    ResponderExcluir