sexta-feira, 22 de outubro de 2021

LACRIMOSA está de volta as plataformas digitais, mas o que isso significa?

    E após algum tempo, todos os álbuns de estúdio estão de volta as plataformas digitais, mas já pararam para entender se há um motivo do Lacrimosa ter feito isso?

    Se a resposta é sim, um dos motivos que temos certeza é sobre a qualidade e organização do catálogo, já que muitas capas, letras e até mesmo som não estavam em qualidade, essa que Tilo Wolff presa tanto em tudo o que faz. 

    E é a partir dai que podemos entender um segundo motivo para que isso tenha acontecido. 

    Tilo Wolff sempre foi uma pessoa, que em todas as entrevistas, enaltece a música, e quando ela está em contato com o público, cria momentos especiais e esses prontos para serem guardados na sua memória. Pegando os exemplos dos DVDs do Lacrimosa: Live History, Lichtjahre e Live In México City. Os dois primeiros, não compilações de shows apresentados durante a história do Lacrimosa, e até então nunca tivemos um registro profissional de um show completo (não por meios oficiais claro!), onde a primeira experiência foi com o DVD de Live in México City, o show totalmente registrado, com todas as músicas. 

    Então vamos a alguns detalhes: 

1° Na Turnê do Revolution Tour, Tilo nos contou uma breve história sobre uma festa, antes de tocar a próxima música, e quando após questionamos se ele poderia disponibilizar na integra essa história ele apenas nos respondeu: Isso é um momento para quem estava lá apenas (Com um sorriso), e curiosamente essa parte do show, também foi editada no DVD do Live in México City. 

2° Na apresentação da Banda no Festival Mera Luna de 2016, em plena turnê do álbum Hoffnung, nenhuma música do álbum foi executada, e novamente questionado sobre isso, Tilo apenas falou que não estava na hora dessas músicas terem registros ao vivo. 

3° Muitas musicas que conhecemos na versão de estúdio foram modificadas desde o começo das apresentações ao vivo do Lacrimosa, desde Seele in Not, Schakal e Alles Lüge, até Herz und Verstand do último álbum Testimonium de 2017, e com isso entendemos que as versões de estúdio são de certa forma muito especiais a Tilo, e quando eles a leva ao vivo, ele também quer trazer uma experiência nova a quem está ali acompanhando o show do Lacrimosa.

4° E por último e não menos importante, tivemos o retorno do Lacrimosa as plataformas digitais, porém até o momento, apenas os álbuns de estúdio estão disponíveis, Tilo já havia falado para tirarmos um tempo a ouvir nossos Cds Físicos, mostrando claramente que a era ''digital'' não é sua preferência. E na última postagem ficou evidenciado isso: ''mas nem tudo voltará a ser online, algumas versões especiais ficam reservadas aos fonogramas, pois eles são o meio para o qual compomos e produzimos principalmente.''

    Agora estamos ansioso para o novo álbum, que Tilo já anunciou que saiu em poucas semanas, mas o que vocês acham disso tudo? Voltaram a ouvir as versões dos álbuns de estúdio nesse hiato?

8 comentários:

  1. Acho a decisão do Tilo extremamente válida. Eu soube, embora haja um tempo que não me atualizo, que o Spotify não gera tantos ganhos para os artista a não ser que a(s) música(s) seja reproduzida milhões e milhões de vezes. Bandas que não tem este alcance sofrem com isso. Se você disponibiliza tudo o que tem... quantos vão comprar sua mídia física? Resposta: os fãs. Porém, o público de uma banda não se faz apenas de fãs fiéis - no caso do Lacrimosa pode haver quem compre apenas o Elodia ou o Lichtgestalt. Enfim, se a motivação do Tilo foi esta devo dizer que estou de acordo... e que venha o novo álbum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito da sua visão, e eu concordo com ela. Lembro uma vez que o Corey do Slipknot compartilhou um Cheque dos recebimentos de Streaming, e me lembro que não chegou a 10 dólares na época. Acho interessante deixar o discografia de estúdio, mas alguns matérias serem deixados apenas para que haja movimentações de vendas.

      Obrigado por compartilhar!

      Excluir
    2. Imagina, Feh. Estamos aqui para isso. Não sabia disso do Corey, mas é assombroso o pouco que artistas recebem e é óbvio que o Slip tem mais reproduções, o que deixa a coisa pior ainda.

      Excluir
    3. Exatamente Feh! Chega a ser assutador o que a era de Streaming causou, hoje os artistas apostam nós Cassetes e Vinis, mas é apenas para coleção.

      Excluir
  2. Concordo plenamente com o Lorde Lacrimosa, o importante é sempre ter algo para ouvir, não importa onde estamos

    ResponderExcluir
  3. Não tem coisa melhor que ouvir um disco inteiro do início ao fim, e que infelizmente foi perdido com a geração do streaming, pois transformaram a plataforma em um tipo de coletânea "Best of" que eu particularmente odeio pelas músicas estarem desconexas entre elas visando apenas o lado comercial e deixando de lado a essência da composição do disco completo. Spotify pode até ser prático, mas peca em muitos quesitos, como por exemplo a qualidade sonora que lembra muito a primeira versão do MP3 que era completamente compactada e de baixa qualidade, coisa que qualquer amante da Música percebe (e se incomoda) nas primeiras notas ao serem tocadas. Isso sem contar a parte financeira, do qual a empresa toma tudo para si enquanto deposita migalhas ao artista, de forma ainda mais descarada que as antigas gravadoras majores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom ver que os fãs compreender o que o Lacrimosa quis com essa mudança em relação aos Streaming, realmente a ideia e proporcionar a melhor experiência sonora fora das plataformas.

      Excluir