quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Especial Lacrimosa: Álbuns de Estúdio (Satura 1993)

 

 Conheça o Álbum: Clique Aqui.

             "Satura" é o terceiro álbum, depois de "Angst" e "Eisamkeit". Como em seus lançamentos anteriores, as letras aqui também estão em alemão, mas neste álbum, Tilo cita a tradução das letras em inglês no encarte, um movimento para seus fãs de todo o mundo. "Satura" constitui um marco no curso do Lacrimosa porque tudo o que eles começaram em "Angst" e avançaram em "Einsamkeit", eles se aperfeiçoaram aqui. Seus elementos dramáticos e sonoros em "Satura" começam a atingir a perfeição, dando-lhes a capacidade de lançar álbuns monumentais no futuro.

            Podemos resumir Satura da seguinte forte: Um introdução grandiosa, que leva o nome do álbum, que quando apresentada ao vivo, sofre mudanças jamais esperadas. Erinnerung começa com sons de bebês felizes rindo, o que explica o título dessa música, "Memory". Uma música com riffs de guitarra pesados ​​e maravilhosos. Lembro da primeira vez que ouvi Crucifixo, pensei exatamente estar em um cortejo, em um funeral, sentia que as palavras que se eram faladas, era como um adeus ou uma prece a alguém, já conversei com diversas pessoas sobre essa canção e cada uma tem um sentimento diferenciado. 

            Em 2015 na Unterwelt Tour, tivemos o prazer de ouvir ela sendo tocada no Brasil. Chegamos em Versuchung, que eu, nem poderia dar opinião, sendo uma das minhas favoritas da banda, além da versão em estúdio, temos dois registros ao vivo e recentemente uma nova versão para o Box de 30 anos, a canção conseguiu ficar melhor do que já era, e sonho em um dia ouvir em um show. ''...você está em um cemitério em um dia escuro e chuvoso enquanto o sino da igreja ressuscita os mortos ao seu redor''. (Metalstorm), chegamos as duas músicas finais: Das Schweigen e Flamme im Wind, saindo de uma composição melancólica a procura da luz, em uma grande composição sinfônica, essa, característica que veremos nos próximos álbuns de estúdio. 

Curiosidade: O Primeiro registro em áudio de boa qualidade do Lacrimosa, veio desse álbum. A música Erinnerung, foi captada em uma das primeiras apresentações do Lacrimosa, que pode ser conferida  aqui.

            Aproveitando a matéria especial sobre o álbum Satura, chamei minha querida amiga e fã de Lacrimosa Janaina Cerddorian para um bate papo, e qual o motivo? Simples, Satura é sua música preferida, então ninguém melhor para representar essa matéria:

1. Como você conheceu o Lacrimosa? Como você se lembra desse primeiro Contato?

            Conheci Lacrimosa em 1997 aos 13 anos de idade, gostava e ainda gosto muito de hard rock, Bon Jovi, Skid Row etc...,mas estava em uma fase de busca por sons diferentes, foi quando uma colega da época mais velha me emprestou algumas fitas K7 (sim, já tinha CD mas eram muito caros) e nela havia uma compilação de Sisters,Siouxsie e companhia e neste meio duas músicas do Lacrimosa a primeira que ouvi e me apaixonei SATURA e Kabinnet der Sinne, não havia anotações dos nomes e fiquei louca para saber quem era, que voz era aquela ... Ao me encontrar novamente com a Cristina questionei e ela falou : Ah é o Lacrimosa , tenho mais vou te emprestar! Dali pra frente fui em busca de informações sobre a banda e achei apenas uma pequena matéria em um fanzine , por sorte o marido desta amiga era DJ em algumas baladas da época e me disponibilizou muitas informações. 

2. Qual é o seu álbum/música favorita do Lacrimosa, e porque?

            Pergunta difícil de responder... Até injusta! rsrs
Álbum são dois favoritos como um todo : Echos e Testimonium pra mim são as obras de arte da banda.
Música : Satura , foi a primeira que ouvi e que até hoje toca a minha alma de maneira muito particular.

3. O que você espera do novo álbum do Lacrimosa? Como você vê sua sonoridade/letras?

        Acredito que será algo parecido com Testimonium , porém mais melancólico, sem batidas fortes, talvez um Echos mais sombrio ...mas o Tilo se supera e sempre nos surpreende.

4. O que Lacrimosa hoje representa a você?

        Lacrimosa representa muito na minha vida , sou uma pessoa 8 ou 80 fã de Bon Jovi desde 1994 e em seguida veio o oposto Lacrimosa que até hoje acompanho com muita admiração e carinho.

5. Quantas vezes você já teve a oportunidade de ver Lacrimosa no Brasil?


            Todos as apresentações que houve da banda no Brasil tive a oportunidade de estar , na primeira em 2004 com a Echos Tour , foi uma expectativa e ansiedade descomunal , cheguei cedo ao Olímpia e peguei a grade... quando começou o show me senti em um sonho, não podia acreditar que o Tilo estava ali, pois tanto falavam de improbabilidade da banda se apresentar no Brasil, ao som de Malina fiz referência ao Tilo e ele revidou, cena que nunca esqueci ...e assim vieram as demais oportunidades da banda por aqui , para os desacreditados rs, o primeiro Meet & Greet que beijei as mãos do Tilo e o chamei de meu Mozart ( hoje me intimido com isso kkk) mas também houve empecilhos como a vinda do Tilo com o pé machucado em 2015, na Unterwelt Tour onde muitos fãs acabaram se decepcionando com situações que ocorreram no Meet & Greet , e eu fui uma delas.

5. E como você acabou lidando com isso, sendo Fã de Lacrimosa, e apreciando o trabalho da Banda? O Sentimento no momento não foi dos melhores, mas e hoje?


            Com a oportunidade de estar no hotel pós show, vi um outro Tilo Wolff e  um pouco de tudo passou...mas somos seres humanos sucessíveis a momentos ruins e ele não é diferente.

6. Como foi a sua reação ao ouvir Satura pela primeira vez em 2019, na Time Travel World Tour?


            Todos os shows fiquei sempre na expectativa de : Dessa vez tem SATURA e não, nunca estava no repertório, e eu sonhava em ouvi lá ao vivo até que em 2019 a "mágica aconteceu" e o Tilo abriu o coração e a apresentou a nós pela primeira vez no Brasil ao vivo. Não tenho palavras para descrever minha emoção!

7. Consegue definir o Lacrimosa pra você? Que outras conexões a Banda te trouxe?


            Lacrimosa é uma obra de arte , a capacidade musical do Tilo inquestionável que toca o coração de quem sabe verdadeiramente o valor do seu trabalho, me trouxe muitas coisas boas, também pessoas como Felipe Moraes , meu amigo do coração com quem divido não só o amor a banda , mas como minhas particularidades. O tempo passou rápido...24 anos ouvindo Lacrimosa e sempre me emociona cada novo álbum, cada nova data de show , cada oportunidade de revê-los. E que o próximo show tenha novamente a honra de ouvir Satura.

 Fonte: Metalstorm




 

3 comentários:

  1. Satura é um disco incrível do qual fecha com a honra a "trilogia" da banda. Sou louco pela Erinnerung, que é uma das minhas músicas preferidas de toda a carreira da banda com aquele baixo pulsante estalando em volume máximo!! Ao meu ver, essa música em particular deveria ser uma das obrigatoriedades do set list de todos os shows. E a Das Schweigen é uma composição que guardo com bastante carinho no coração, e que sonho um dia poder vê-lo tocando ao piano, assim como a Lacrima Mosa e o interlúdio de Feuerzeug em um grande teatro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que temos o registro ao vivo de boa qualidade, para sentir um pouco dessa emoção!

      Excluir
  2. Satura é realmente o ápice dessa primeira trilogia. Do começo ao fim. Não há o que reclamar, só apreciar a beleza. Abre lindo com a faixa título e fecha perfeito com Flamme Im Wind. Um marco na carreira da banda que ecoa até hoje, mantendo o álbum em nossa mente e em nosso coração mesmo após tantos outros trabalhos lançados.

    ResponderExcluir