segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

O Predador e a Paixão, por Felipe Rodrigues

 


Após alguns teasers tivemos contato com a primeira música completa do novo álbum Leidenschaft! Ela se chama “Raubtier”. Para nós, falantes do português, “Predador”.

Abaixo segue uma transcrição que nosso Secretário Da Região Súl, Vinicius Nogueira, encontrou nos comentários do vídeo da própria música. Ao que nossos ouvidos conseguiram captar a letra parece estar certa:


Deine Augen und dein Blick
Deine Worte, Dein Gesicht
Du standest vor mir
Du warst so schüchtern
Und so wunderschön

Wie ein wildes Tier kann ich
Dich jagen bis zum Morgengrauen
Doch ich würde sterben
Müsste ich dich leiden sehen
Du bist meine Beute und
Du könntest mir nie mehr entfliehen
Doch dein Herz wird jammern
Und dein Atem (werde Angst)?
Häute und zerfleische dich
Ich will dich ganz erfassen
Ein Moment im Himmel
Für ein’ lebenlangen Schmerz?

Doch ich weiß
Dein Herz ist schon vergeben
Schon verschenkt
Doch die Welt
Lässt sich nicht denken
denken ohne dich

Gleiches Licht und gleiches Wort
Zur gleichen Zeit am gleichen Ort
…begeistert und ganz aufgeregt
Du hast mich gesehen
Doch du kennst mich nicht
Du weißt nicht was ich fühle
Was ich fühle - Für Dich

Niemals darf ich sagen
Dass du …Herzen schlägst?
Wenn ich Dich sehe, dann
Bleibt die Welt noch einmal stehen
Jetzt bist du…
Berührt er deine Haut
Lass sie los, lass sie gehen

Doch ich weiß
Dein Herz ist schon vergeben
Schon verschenkt
Doch die Welt lässt sich nicht fühlen
Fühlen ohne dich


Doch ich weiß
Dein Herz ist schon vergeben
Schon verschenkt
Doch die Welt lässt sich nur spüren
Spüren mit dir


Mesmo não sendo falante de alemão fiz alguns esforços para obter uma tradução razoável da letra. Está abaixo:


Seus olhos e seu olhar,
Suas palavras, seu rosto...
Você parou diante de mim;
Você era tão tímida
E tão linda.

Como uma besta selvagem eu posso
Te perseguir até o amanhecer,
Mas eu morreria.
Eu teria de te ver sofrer.
Você é minha presa e
Você nunca poderia escapar de mim novamente.
Mas seu coração vai chorar (Mas seu coração choraria)
E sua respiração (fica com medo)*? (mostraria medo?)

Esfolá-la e rasgá-la!
Eu quero te agarrar completamente...
Um momento no paraíso
Por uma vida inteira de dor?

“Mas eu sei
Seu coração já está tomado,
Já está entregue.
Mas o mundo...não pode ser pensado ( Mas não se pode pensar em um mundo)
Pensado sem você (Pensar nele sem você)”

Mesma luz e mesma palavra
Ao mesmo tempo no mesmo lugar,
Entusiasmado e muito animado.
Você me viu
Mas você não me conhece
Você não sabe o que estou sentindo
O que eu sinto - por você.

Nunca tenho permissão para dizer
Que você... faz bater os corações? (a tradução com ou sem “...” ou “?” tem diferença. Tentem pegar apenas essa linha, jogá-la no Google tradutor, e acrescentar ou tirar a pontuação para verem vocês mesmos. Optei, então, por isso.)
E quando eu te vejo, então,
Meu mundo para uma vez mais.
Agora você está... tocando sua pele.
Deixe-a ir! Deixe-a ir!

“Mas eu sei
Seu coração já está tomado,
Já está entregue.
Mas o mundo...não pode ser sentido...
...ser sentido sem você.

“Mas eu sei
Seu coração já está tomado,
Já está entregue.
Mas o mundo...apenas pode ser sentido...
...ser sentido com você.

*O único parêntese que realmente está na música, os demais foram acrescentados por mim.

Fiz o que pude, mas não foi um trabalho exaustivo, pois utilizei o tradutor de nosso já conhecido Google, mas fiz verso a verso e inclusive testando qual seria a tradução para Inglês ou Espanhol a fim de obter algo o mais exato possível – e realmente ajuda, falo por experiência.  Nos lugares onde coloquei parênteses deixei opções de tradução. Como sei apenas poucas palavras em Alemão muito da letra fica para interpretação ao invés de apenas tradução. Traduzir ao pé da letra é até simples, mas transmitir o que o autor de determinado texto quer dizer é totalmente diferente. Enfim, espero que apreciem e se tiverem correções avisem.

Este post não tem a intenção de apenas trazer letra e tradução de “Raubtier”, mas também de trazer alguma reflexão sobre e provocar outras reflexões saudáveis e extremamente necessárias. Do contrário, creio que nosso amado duo, Tilo e Anne, teria feito diferente.

O que “Raubtier” nos trás? Mais do que aparenta, devo dizer. Eu tive meus olhos, em um primeiro momento, levados a uma espécie de conflito da personagem “Raubtier” (foi inevitável, de minha parte, uma associação com “Diener Eines Geistes”, do lindo Einsamkeit, 1992) – do Tilo ao qual somos apresentados no início. Fica claro que ele possui atitudes que estão desgastando seu relacionamento. Em contrapartida, pouco depois, contemplamos a personagem de Anne com alguém que oferece a ela o que a primeira pessoa não oferecia. O “Raubtier” talvez fosse apaixonado pela personagem de Anne, mas era clara e extremamente abusivo. Ele oferece flores e gentilezas a ela depois, mas há casos em que gentilezas não são o suficiente para salvar um relacionamento. No vídeo temos um.

Deixando um pouco de lado o que pensei em primeiro momento quero mencionar algo que alguns seguidores (eu os mencionaria aqui se tivessem sido poucos, mas não foram) observaram: relacionamentos onde se vai muito além dos limites e se chega a casos de real abuso, estupro e agressão verbal e/ou física. Não é exagero ver isso. Com a chegada da pandemia houve a necessidade de que muitos de nós passássemos muito mais tempo em nossas residências. Como não pensar nos casos de agressão? Agressores que passavam maior parte do tempo fora agora estavam dentro. Com isso, inevitavelmente, houve um crescimento alarmante no que concerne a este tópico. Casas que deveriam ser seguras... deixavam de sê-lo.

“De acordo com dados da ONU Mulheres divulgados no fim de setembro, o confinamento levou a aumentos das denúncias ou ligações para as autoridades por violência doméstica de 30% no Chipre, 33% em Singapura, 30% na França e 25% na Argentina.” Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/11/23/com-restricoes-da-pandemia-aumento-da-violencia-contra-a-mulher-e-fenomeno-mundial.ghtml

É chocante. É preocupante e realmente plausível que isso tenha sido levado em conta durante a gravação do vídeo. Que “Raubtier” e seus significados continuem ressoando em nós.

Por fim, quero tentar fazer uma ligação entre os fatores “Raubtier” e “Leidenschaft”. Predador E Paixão. Em um primeiro momento pode não parecer fazer sentido, mas faz e muito.

Quero voltar um instante ao primeiro teaser, onde fomos apresentados à escultura de Beethoven assentado em um trono, obra de Max Klinger. Ali temos uma sequencia de imagens a principio bastante enigmática, mas que parece ficar menos nebulosa a cada novidade. Nas bases do trono, há duas gravuras sendo mostradas: primeiro (nas laterais) Adão E Eva comendo do fruto, eles tomando ciência do erro cometido e conseguindo as famosas folhas com as quais se cobririam. Ambos foram movidos pela "paixão". Eles permitiram que uma "paixão", diferente daquela dada a eles por Deus, os tomasse e se tornaram orgulhosos, crendo que poderiam ser como Deus era. Errado. Muito errado, biblicamente falando. Segundo (nas costas do trono): a Expulsão do Éden e a crucificação de Jesus e sua "paixão". Para cristãos são duas "paixões" totalmente distintas, com implicações gritantes. Detalhe: nenhuma delas é sobre o "amor romântico". Temos, então, o Deus traído demonstrando "paixão" pelos seus traidores. Não é à toa que a sexta-feira da crucificação é chamada "Sexta-feira da Paixão". Vou mencionar duas linhas da letra:

"Um momento no paraíso
Por uma vida inteira de dor?". Adão e Eva cometeram um único erro no Éden, mas foi grave o bastante para haver dor ao longo de suas vidas e das vidas dos seus. Pensemos nisso.

Prosseguindo. O ponto é: paixão não é amor. Paixão nem sempre virá acompanhada de amor. Um parceiro/parceira terá paixão em agradar seu parceiro/parceira, mas provavelmente haverá amor também. Um agressor, um serial killer, pode ter, por chocante que seja, paixão por aquilo que faz. Onde nossas Paixões nos tem levado? Ela nos tornam vilões ou heróis? Paixão é fogo, mas esse fogo aquece e provê luz para a pessoa amada lhe causa queimaduras, a fere? Nos impele ao altruísmo ou ao egoísmo? (Ótimo momento para relembrar as letras das três Fassade’s e Hohelied Der Liebe).

Paro por aqui, mas que continuemos pensando. Que tenhamos Paixão, mas também tenhamos Amor. O mundo precisa disso. Somos humanos e vamos continuar falhando, infelizmente. Não podemos ser perfeitos. Contudo, podemos ser melhores do que já fomos. Conosco e com os que estão à nossa volta.

Ah, não posso deixar de mencionar nossa presidente, Karina, que também tem uma interpretação interessante sobre a letra:

Ela citou:

"Você não sabe o que estou sentindo, o que eu sinto por você... "

Depois disse:

“Aff ...Tilo fez outra musica para mim 😪 assume logo esses crush e para com essas declarações, homi.”

Me perdoem, apenas não quis terminar o post de forma trágica ou dramática. Espero, porém, que essa “quebrada de gelo” não nos faça esquecer o que foi tratado acima. É claro... comentem. Comentem muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário