terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Especial Lacrimosa: Álbuns de Estúdio (Elodia 1999)

 

Conheça o Álbum: Clique Aqui.

            Elodia é um álbum conceitual e uma ópera rock, dividido em três atos. O primeiro ato descreve um amor que está sendo lentamente subjugado; o segundo ato descreve o próprio ato de separação, enquanto o terceiro ato começa com um réquiem, "Sanctus", antes de terminar com uma nota de esperança. Elodia foi um ponto importante no desenvolvimento da música de Lacrimosa em áreas mais clássicas, com a London Symphony Orchestra, o Rosenberg Ensemble e a Hamburg State Opera contribuindo para o lado orquestral.

            Vamos começar avisando que a raiz deste álbum é pura música clássica no estilo de Mozart, então se você odeia música clássica, fique longe desta. Todo o álbum é cantado em alemão, exceto uma música, cantada inteiramente por Anne Nurmi, cantora feminina da banda. A contraparte de Anne é Tilo Wolff, fundador e idealizador do Lacrimosa, Tilo tem uma voz meio esquisita e um sotaque alemão muito marcado, muitas pessoas acham a voz de Tilo perturbadora, acho que é perfeita para o tipo de música que essa banda entrega. Vamos analisar essa obra de arte ato a ato.

Act I

            "Am Ende Der Stille" traz algumas linhas dos vocais de Tilo, mas o resto é um movimento de música clássica pura, uma longa peça instrumental, nesta você pode ouvir a influência de Mozart nesta banda, esta descreve A lenta ruptura do amor sobrepujado pela harmonia. "Alleine Zu Zweit", com os vocais de Anne Nurmi e os riffs de guitarra punidos se aprofundam em harmônicos gritantes, uma bela canção, que você tentará cantarolar o refrão mesmo que não saiba alemão! 'Halt mich' com suas cordas e flautas descrevem uma tentativa desesperada de dar uma nova vida ao passado, de recuperar o que foi perdido, um riff de metal sinfônico colocado sobre uma estranha progressão parecida com uma valsa do século 19. A voz dramática e emocional de Tilo, que quase parece estremecer e tremer e prestes a desmaiar a qualquer momento, dá à música um toque dramático extra; esta seria a música que você tocaria para seu amigo quando quiser que ele entre na banda. 'The Turning Point' é a próxima, Anne Nurmi tem um sotaque muito marcante, que se encaixa perfeitamente nesta música que narra esses dias que se perderam em um clima de intimidade e leva finalmente aos eventos inevitáveis do segundo ato, os metalismos ficam em segundo plano com progressões mais clássicas, enquanto seus vocais ondulam suavemente sobre o cenário dramático e melódico que ela e Tilo tecem, junto com a orquestra. Esta dualidade entre a orquestra e as influências mais contemporâneas, bem como o conceito clássico do álbum (um ato de três partes sobre o amor perdido), está perfeitamente encapsulada nesta faixa; cada faceta da dupla é usada ao máximo para completar a natureza dualística do álbum.

Act II

            'Ich verlasse heut' dein Herz' é uma peça emocional crescente que evolui para uma música realmente pesada. Este descreve quase indulgentemente a separação emocional que é experimentada no toque, seguida pelo próprio ato de separação, que ocorre nos diferentes níveis do algo misterioso 'Dich zu toten fiel mir schwer', um número clássico forte, mas com riffs pesados na parte central.

Act III

            A ópera atinge o seu clímax quando as primeiras cordas anunciam a chegada do réquiem 'Sanctus', baseado na liturgia cristã do mesmo nome e dominado pelos vocais corais do Rosenberg Ensemble, este tem cerca de 14 minutos, mas tem todos os elementos para torná-la uma canção perfeita, peça coral, cordas, ventos, partes ásperas, mais suave partes, bons solos, simplesmente perfeitos, é principalmente um exercício da orquestra de apoio tocando uma bela música, até que no final alguns riffs aparecem para concluir a canção como a grande peça musical do álbum. 'Am Ende stehen wir zwei' embrulha as coisas e conta uma despedida cheia de esperança. 

Curiosidade: 

            O poema falado em The Turning Point em sua introdução é "Poutaiset pilvet haihtuvat. Katoan nopeasti tuulten mukana, kuin tämä uni, jossa en enää sinua tavoita", e se traduz aproximadamente como "As nuvens brancas estão desaparecendo. Eu desapareço rapidamente com os ventos, como este sonho, em que não mais alcance você ".

           O problema em descrever essas músicas é que elas mudam muito, não de uma música para outra, mas dentro de cada música. É maravilhoso ouvir isso, mas é um desafio caracterizar.

            Como afirmei anteriormente, Lacrimosa não é para todos e também pode ser um sabor adquirido. Uma coisa interessante sobre essa música é que ela não exige sua atenção. Funciona muito bem como música de fundo.

Se eu despertei seu interesse, compare seus gostos com esta lista de verificação:

1) Você deve gostar de músicas longas e envolventes. 

2) Você deve gostar de músicas com ritmos variados. 

3) Você deve ter tendência para estilos compostos. 

4) Apreciação de coros e instrumentação pesada. 

5) Censurado

6) Você não deve ter nenhuma ideia preconcebida sobre Gótico.. 

7) Acima de tudo, você deve apreciar música clássica.

            Eu diria que se você responder sim a quaisquer das duas listas acima, você é um candidato a realmente apreciar o Lacrimosa. Então, o que você está fazendo lendo isso? Você deveria estar comprando este álbum! Se você gosta de Gothic Metal e música clássica, você não pode errar com este! Se eu tiver uma palavra para descrever este álbum. Seria: brilhante.(Sputnik Music)

            O Lacrimaníaco Wesley  Stuani, fala um pouco sobre sua ligação com o álbum: Em 2006 eu resolvi sair de uma fase heavy metal para uma fase mais calma... e procurei a cultura gótica... Eu já conhecia alguns trabalhos (Type O' Negative) e fui pesquisando outras bandas. Por incrível que pareça, no resultado da minha primeira consulta apareceu Lacrimosa com a música: Alleine zu Zweit e foi paixão a primeira "ouvida"... Eu baixei a música e ouvia-a incessantemente (claro que busquei outras músicas e outras bandas mas essa música, essa letra, enraizou no meu coração) e virei fã (até hoje) deles, e por isso eu álbum favorito é Elodia (a música e o motivo estão bem descritas anteriormente). Mas sou fã de todas as músicas... Amo as notas, os tons, os gestos em cada uma delas.

            Eu que voz escreve agora, Felipe tenho como Elodia o álbum favorito de todos também, a primeira música que eu ouvi foi Alleine Zu Zweit, o primeiro álbum que eu comprei foi o Elodia (usado) na Galeria do Rock em SP. As primeiras músicas de Coletânea foram
Ich verlasse heut' dein Herz e Sanctus (Incompleta) e minha música preferida nos vocais da Anne é The Turning Point (tive o prazer de ouvir em 2010 no Schattenspiel Tour), e até hoje, um álbum conseguiu chegar perto dessa obra pra mim, o Testimonium que eu classificaria como um Elodia 2.0 de tanta perfeição, mas que não consegue bater meu amor pelo Elodia.

Fontes: Prog Archives, Metal Storm, Sputnik Music e Wikipedia.


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