Finalmente chegou o dia: 24.12.2021,. véspera de Natal, e nosso presente chegou a meia noite, uma marco na história, onde todos os fãs puderam ouvir juntos o novo álbum do Lacrimosa: Leidenschaft.
Que aqui temos fãs de Lacrimosa, nos sabemos, mas esse álbum traz uma coisa a mais, que não tem haver apenas com Lacrimosa e sim como ele foi escrito, diante de uma situação em 2020 que atingiu todos nós, a Pandemia de COVID-19, em que Tilo já havia avisado, que esse álbum possui-a uma carga emocional enorme, e foi exatamente isso que sentimos ao ouvir ele.
O álbum já começa com Liebe Über Leben, um perfeito dueto entre Tilo Wolff, Anne Nurmi e instrumental, aquelas introduções que automaticamente já te levam para a proposta do álbum: Pesado, mas com todos os estilos sonoros que o Lacrimosa já usou nos últimos 30 anos. Führ Mich Nochmal in den Sturm já tem uma atmosfera bem mais sombria, lembrando muitas canções do seu antecessor Testimonium, onde podemos sim fazer muitas ligações, já que esse é o segundo álbum de uma trilogia. O refrão muitas vezes doce, e depois mais agressivo, junto com o instrumental tão agressivo quanto, faz o ouvinte sentir exatamente o que se está falando na música, mesmo você não sabendo alemão. Quando chegamos em Kulturasche ''explode'' um Lacrimosa que muitos de nós conhecemos, e a experiência com essa música eleva a que tivemos nas duas anteriores, é como se ''preparasse o terreno'' para essa explosão. Acredito não ter tido uma pessoa que não cantou junto: Leidenschaft! Leidenschaft! Leidenschaft!
Em The Daughter of Coldness é o auge das interpretações de Anne Nurmi, uma mistura carinhosa de Apart com A Prayer For Your Heart em que te leva ao som da música a convidar alguém a dançar junto a ti. Na minha opinião uma das melhores canções apresentadas dos últimos álbuns com vocais 100% de Anne.''O que “Raubtier” nos trás? Mais do que aparenta, devo dizer. Eu tive meus olhos, em um primeiro momento, levados a uma espécie de conflito da personagem “Raubtier” (foi inevitável, de minha parte, uma associação com “Diener Eines Geistes”, do lindo Einsamkeit, 1992) – do Tilo ao qual somos apresentados no início. Fica claro que ele possui atitudes que estão desgastando seu relacionamento. Em contrapartida, pouco depois, contemplamos a personagem de Anne com alguém que oferece a ela o que a primeira pessoa não oferecia. O “Raubtier” talvez fosse apaixonado pela personagem de Anne, mas era clara e extremamente abusivo. Ele oferece flores e gentilezas a ela depois, mas há casos em que gentilezas não são o suficiente para salvar um relacionamento. No vídeo temos um.'' Acredito que essa menção que temos sobre o Clipe feito pelo nosso Diretor Felipe Rodrigues, mostra exatamente o que a música representa, sem mais.
Die Antwort Ist Schweigen é uma musica bônus, mas porque eu digo isso? Bom a apresentação dela nos foi revelada bem antes do CD, e são duas sonoridades totalmente diferentes, por isso temos duas versões para essa música, nossa ''Bresso 2.0'' by ''Darkness'', é aquela musica que explora todos os nossos sentimentos mais ocultos e os coloca para fora. Sobre Celebrate the Darkness é necessário uma conversa mais profunda, porque a musica passa pelo Einsamkeit, Inferno, Elodia, Echos ... é uma viagem de vocais de Anne Nurmi, angelical, com instrumentos que lembram tantas músicas do Lacrimosa que é um verdadeiro fã service, para quem gosta dos 30 anos de trajetória, é como Tilo fala: Vamos Celebrar a Escuridão, diante de tudo o que passamos em 2020/2021.
Agora vamos para 2005, porque é impossível ouvir Augenschein e não lembrar de Nachtschatten ou Unerkannt, o instrumental de ''algo vai acontecer'' remete muito essas duas musicas, mas claro que Tilo iria trazer uma surpresa sonora dentro do álbum, e ela está presente nessa musica sem dúvidas. Die Liebenden é aquela música que você pensa em um show do Lacrimosa intimo em um bar da Alemanha, e quando a voz doce de Tilo e Anne se encontram o ápice da musica acontece. O teclado misturado a simplicidade dos outros instrumentos, criam a baladinha do álbum.
Chegamos ao final do álbum, com uma música chamada Exodus, imponente apenas no nome, muito se esperou desse final, e o que temos a dizer é que foi entregue mais do que foi esperado. E musica é aquela que fecha o álbum com total maestria, tento tantos componente que faz com que o ouvinte apenas mergulhe. A voz de Tilo, alta, limpa com uma melodia que arrepia, encerram esse álbum no mesmo nível em que começou e que responde a nossa pergunta do título?
1.Liebe Über Leben
2.Führ Mich Nochmal in den Sturm
3.Kulturasche
4.The Daughter of Coldness
5.Raubtier
6.Die Antwort Ist Schweigen
7.Celebrate the Darkness
8.Augenschein
9.Die Liebenden
10.Exodus